Dificuldades de aprendizagem
Este trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Psicopedagogia: abordagem Institucional e Clínica, da Faculdade Porto-Alegrense, tem como objetivo principal a apresentação de um estudo de caso. O trabalho baseia-se em dados coletados durante o estágio clínico, através de atendimentos individuais a um paciente, bem como numa fundamentação teórica referente aos assuntos apresentados durante o estudo.
O caso abordado foi selecionado entre os pacientes atendidos durante o estágio no Contemporâneo – Instituto de Psicanálise e Transdisciplinaridade, Instituição formada por uma Escola de Psicanálise e uma Clínica Psicoterápica.
Inicia-se este trabalho com uma fundamentação teórica, na qual são abordados assuntos como: dificuldades de aprendizagem, a questão da família e o processo de aprendizagem e, por último as dificuldades de leitura e escrita, assuntos que são pertinentes ao caso clínico apresentado. Os principais autores que nortearam a reflexão sobre estes temas são: Ajuriaguerra, Sampaio, Sonia Moojen, Michael Farrel, David Zimernan, Luis Augusto Rohde e Winnicott.
No segundo capítulo é abordada a Prática Psicopedagógica Clínica. Nesta etapa encontram-se aspectos metodológicos do trabalho, os quais identificam o tipo de estudo e sujeito. Nesta sessão encontram-se os dados do paciente, como: a história familiar, a escolaridade, os motivos do encaminhamento, a queixa da escola, da família e do paciente. Após é explicitado como os dados foram coletados durante a avaliação, quais as provas foram realizadas e como. Na continuação é apresentado o diagnóstico das dificuldades do paciente nas áreas: cognitiva, emocional, psicomotora, cultural, de aprendizagem e das relações e interações familiares e escolares. Conseguinte, são levantadas as hipóteses sobre suas dificuldades. E, por fim, neste capítulo, é descrito um relato sobre a intervenção psicopedagógica realizada e como se deram as devoluções, à família e à escola.
Na parte final do trabalho