DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL 0 - 3 ANOS
NA EDUCAÇÃO INFANTIL 0 - 3 ANOS
Aline Maria Amorese dos Santos ¹
Fernanda Paula Amorese Silva
Aide Mara Bachtold Dias²
Faculdade de Educacional da Lapa- Fael
Curso de Licenciatura de Pedagogia
lanacristine@hotmail.com paulaamorese@hotmail.com aide.dias@fael.edu.br
RESUMO
Através deste trabalho podemos apresentar a importância do diagnóstico precoce e de como é fundamental a parceria “família – escola” na educação das crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem já ao serem inseridas na Educação Infantil. Para que o estudo fosse realizado e como é de caráter teórico, o procedimento metodológico consistiu em um levantamento bibliográfico e de campo para embasamento. Coletando informações sobre o assunto, assegurando uma visão realista a respeito das dificuldades que podem coincidir com os de uma criança “bagunceira”, agitada e com a falta de atenção. Recomenda-se não tirar conclusões inadequadas, nem se ater a este trabalho como única fonte, ao analisar uma criança, pois tal atitude pode até mesmo comprometer mais a sua aprendizagem.
Palavras-chave: Criança, Dificuldades de Aprendizagem, Família, Profissionais de educação infantil, Creche.
INTRODUÇÃO
A chegada da criança na Educação Infantil (creche) é um período muito especial, onde a mesma vivencia experiências, convive com iguais e aprende descobrindo e criando novos sentimentos, com o meio em que estão inseridos.
Em cada Família são despertados sentimentos diferentes e muitas vezes contraditórios, algumas ficam apreensivas, com cautela, medo de deixar seu filho(a) em um local desconhecido, com pessoas estranhas, mesmo sabendo que esta é a atitude correta e também existem aquelas famílias que não se importam com a situação, pelo contrário, querendo passar assim todas as responsabilidades para a creche. A situação não muda quando chega uma criança com dificuldades de aprendizagem, existem alguns casos os pais não notaram que existe