dificuldades das MPEs no brasil
As MPEs são exrtremamente importantes para a economia do pais ,elas são 60% da mao de obra empregada no pais ,geralmente elas são sociedades familiares com baixo capital social,enfrentam graves crises financeiras.
Há uma situaçao que compromete um crescimento ainda maior das MPEs que são os altos indices de mortalidade precoce,segundo alguns dados do SEBRAE (2004) das empresas abertas 31% não ultrapassaram o primeiro ano de atividade e após 5anos chega a 60%,um dos principais fatores que tem contribuido para essa situaçao é a falta de capital de giro ,vindo a seguir a carga tributaria,a concorrencia muito forte,existencia de mal pagadores,falta de clientes,localizaçao inadequada da empresa,ausencia de habilidades para gerenciar o próprio negocio,e até mesmo problemas pessoais dos proprietarios.
Em 2008 o SEBRAE fez um novo estudo em que mostra que esses indices sofreram pouca variaçao ,oque quer dizer que o insucesso de uma empresa não esta ligado apenas um fator .
A falta de planejamento ,de pesquisa ,conhecimento ,leva as pessoas a se frustrarem ,algumas não sabem absolutamente nada do processo burocratico para se abrir uma empresa,elas apenas tem uma ideia e desejam coloca-la em pratica sem saber exatamente qual caminho percorrer,ainda assim empreendedores encontran na abertura de um negócio próprio o melhor caminho para o desemprego e ascençao profissional.
Outro dado interessante do GEM (2008)diz que 40% dos novos microempreendedores,dedicam-se aos seus negocios juntamente com outro emprego.entra ai a falta de compromentimento integral com seu negócio ,ele não esta se dedicando totalmente a empresa,isso é ruim pois a empresa precisa de supervisao direta do gestor.
Estar sempre se atualizando é nescessario ,a busca constante pela inovaçao é excencial.
Otro problema enfrentado pelos enpreendedores é a falta de acesso ao credito ,mesmo que esse quadro tenha mudado no brasil nos ultimos anos,as pequenas empresas não tem credito