Dificuldades Curitibanas
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TÉCNOLOGIAS
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL
TEORIA DOS JOGOS
CURITIBA, NOVEMBRO DE 2010.
Rafael Duarte
TEORIA DOS JOGOS
Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina de Introdução à Economia 2º período de Engenharia de Produção Industrial.
Orientadora: Prof.a Rafaela da Rosa
Curitiba, novembro de 2010.
Introdução
A Teoria dos Jogos é uma série de ensaios dentro da Economia que atua sobre expectativas e comportamentos. Sendo mais abrangente, trata da cooperação. É uma análise matemática de situações que envolvam interesses em conflito a fim de indicar as melhores opções de atuação para que seja atingido o objetivo desejado. Sua origem está em jogos conhecidos, como o pôquer e o xadrez, por exemplo. Mas o foco é muito mais amplo, relacionando–se a temas da sociologia, economia, política e ciência militar.
Teoria dos Jogos
Definição:
Por jogo, entende-se um conjunto de regras que governam o comportamento de dado número de indivíduos ou grupo de indivíduos, denominados jogadores. Em geral, as regras do jogo consistem numa sucessão finita de lances realizados segundo determinada ordem. Os lances são elementos componentes do jogo e podem ser de dois tipos: pessoais ou aleatórios. O jogo é uma sucessão de lances e a partida uma sucessão de escolhas.
Conceito de Teoria dos Jogos Introduzida nos anos 40 por John Von Neumann e Oskar Morgenstern através da obra "The Theory of Games and Economic Behavior", a Teoria dos Jogos é utilizada em situações que envolvem duas ou mais decisões com objetivos antagônicos para analisar os resultados das suas interações estratégicas. A Teoria dos Jogos pode ser utilizada, por exemplo, para estudar as interações entre empresas em mercados de oligopólio, em processos negociais entre países ou entre sindicatos e empregadores, e até mesmo em situações de