DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM
DEFINIÇÃO
Chama-se de dislalia, distúrbio que acomete a fala, caracterizado pela dificuldade em articular as palavras. A pessoa portadora de dislalia, troca as palavras por outras similares na pronuncia, fala erroneamente as palavras, omitindo ou trocando as letras.
CARACTERÍSTICAS
A dislalia pode ser caracterizada em: funcional, a mais comum e que se caracteriza pela maneira incorreta de articular o fonema, sem que haja qualquer comprometimento motor ou muscular; orgânica, quando a criança tem dificuldade para articular o fonema devido a algum tipo de comprometimento motor ou muscular; e audiógena, que está relacionada com dificuldades auditivas; evolutiva, considerada normal em crianças, sendo corrigida gradativamente durante o seu desenvolvimento.
O diagnóstico conclusivo de dislalia pode ser dado somente a partir dos quatro anos de idade, visto ser comum até esta idade a criança apresentar quadros de troca de fonemas, conforme caracterizado pela dislalia evolutiva.
SINTOMAS OBSERVADOS NA ESCOLA
As possibilidades de comunicação constituem uma condição indispensável para a aprendizagem, visto ser difícil conceber uma construção de aprendizagem conjunta sem que se estabeleçam vínculos comunicativos entre o aprendiz e o ambiente educacional. Desta forma, qualquer dificuldade ou distúrbio de qualquer parte acomete o processo de desenvolvimento e aprendizagem do sujeito. Assim, faz-se fundamental que as condições de ensino aprendizagem sejam especiais nos casos dos alunos que apresentam dificuldades no acesso à comunicação.
A importância de observar quaisquer dificuldades que a criança apresenta referente à linguagem é extrema, devido ao fato que problemas de articulação dos fonemas, podem transferir os erros orais para a escrita. As consequências de uma dificuldade que pode ser corrigida se estendem ao longo da vida do sujeito. Quanto mais cedo começar o tratamento, antes será possível obervar os resultados.
FORMAS DE