dificuldade de aprendizagem
BRUNO ALVES DE CARVALHO 1 CRISTIANE DA COSTA LEÃO 2 EDINETE GONÇALVES RODRIGUES 3 MARIA DA CRUZ RIBEIRO DA SILVA 4
“Se realmente entendemos o problema, a resposta virá dele, porque a resposta não está separada do problema”.
(Krishnamurt)
INTRODUÇÃO
Muito se discute sobre os fatores que impedem as crianças de aprenderem ler e escrever no período que isso lhe compete, hoje em pleno século XXI o que mais se vê é, crianças em fase de alfabetização e, que ainda não dominam a leitura muito menos a escrita, intrigante pensar que mesmo com tanta tecnologia e recursos disponíveis para os professores existe uma grande maioria de crianças nessa fase que não saem desse ciclo de alfabetização lendo e escrevendo como deveria.
Nesse sentido a presente pesquisa visa analisar as principais dificuldades em aprendizagens encontradas na atualidade e, fazer um estudo a cerca das contribuições bibliográficas já elaboradas sobre o tema em pauta.
Pretende-se ainda, conhecer os transtornos que dificultam a aprendizagem dos alunos em fase de alfabetização e, verificar os resultados encontrados, quantificando-os e analisando-os quanto á sua classificação.
Vários são os fatores que contribuem para o fracasso escolar e as dificuldades de aprendizagem contribuem para que crianças façam parte desse fracasso, é importante que se saiba o que realmente significa cada um delas que são: Fatores intra e extraescolares, socioeconômico, dislexia, dislalia, disgrafia, discalculia, disortográfica e o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade). È necessário que o professor saiba o que significa cada um desses fatores e transtornos, bem como a complexidade que cada um pode trazer para a criança e consecutivamente para a vida na sociedade futura. CITAÇÃO
No tocante a parte de apropriação da leitura e escrita é fator preponderante na aquisição da mesma que os alunos ao sairem da fase de