Dificuldade de aprendizagem
PEDAGOGIA 6ºC
DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM E AUTO-ESTIMA
Ceilândia – DF
2012
DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM E AUTO-ESTIMA
Trabalho de Estágio apresentado ao Instituto de Educação Superior de Brasília – IESB como exigência parcial para a obtenção do grau de Licenciada em Pedagogia. Trabalho sob a orientação da prof. Msc. Evandro Varela– prof. Pesquisa em ciências da Educação.
Ceilândia – DF
2012
Segundo Antunes (2003), a auto-estima é, muito além de querer bem a si mesmo, ter uma visão concreta e realista das limitações e das potencialidades que cercam um indivíduo. Quanto mais se conhece, maior é a possibilidade de adquirir a auto-estima. Neste sentido, atuam a família e o professor (a escola).
A aprendizagem está presente no cotidiano das pessoas, se torna formal quando a criança entra na escola e neste período que começa a surgi tais dificuldades, muita dessas dificuldades pode ser de origem biológica ou ambiental.
Roeser & Eccles (2000) Segundo os autores, as crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem se sentem inferior às demais, com isso apresentam um quadro de sentimento de vergonha, não acreditam em si mesma, fazem tudo com auxilio de terceiros com isso passam a ter baixo estima, acabam se afastando das demanda de aprendizagem, toda esta mudança de sentimento acaba acarretando problemas emocionas e de comportamento.
De acordo com Fonseca (1995) a dificuldades de aprendizagem, evidencia-se sua contribuição para a caracterização mais abrangente que construiu dessas dificuldades a partir de suas manifestações. Na diversidade de comportamentos que as crianças com dificuldade de aprendizagem desenvolvem, surgem inúmeros problemas que se vinculam e comprometem a aprendizagem. Segundo o autor, esses problemas podem ser cognitivos, perceptivos, emocionais, psicolinguísticos, psicomotores, de atenção, de