Dificuldade de aprendizagem
A construção do conhecimento e a aprendizagem são processos espontâneos do ser humano que resulta de uma atividade mental, na qual o pensamento, a percepção, as emoções, a memória e os conhecimentos antigos estão envolvidos e onde a criança deva sentir o prazer em aprender.
A parte da educação nem sempre reflete só sucesso e aprovações. É natural que ao decorrer do ano letivo haja problemas que paralisem o processo de aprendizagem dos alunos. A dificuldade de aprendizagem é um tipo de desordem pela qual um indivíduo apresenta dificuldades em aprender normalmente. Essa desordem afeta a capacidade do cérebro em receber e processar informação e pode tornar problemático para um indivíduo o aprendizado tão rápido quanto o de outro, que não é afetado por ela. As dificuldades de aprendizagem normalmente são identificadas na fase de escolarização, por profissionais como psicólogos, através de avaliações específicas de inteligência, conteúdos e processos de aprendizagem. É importante que todos envolvidos no processo educativo estejam atentos a essas dificuldades, observando se são momentâneas ou se persistem há algum tempo.
As dificuldades podem ser por fatores orgânicos ou mesmo emocionais, e é importante que sejam descobertas a fim de auxiliar o desenvolvimento do processo educativo, percebendo se estão associadas à preguiça, cansaso, sono, tristeza, agitação, desordem, entre outros considerados também fatores que desmotivam o aprendizado. Crianças com dificuldades de aprendizagem geralmente apresentam desmotivação e incômodo com as tarefas escolares gerados por um sentimento de incapacidade, que leva à frustração.
A dificuldade mais conhecida e que tem grande repercussão na atualidade é a dislexia, que é a dificuldade que aparece na leitura, impedindo o aluno de ser fluente, pois traz trocas e omissão de letras, inverte sílabas, apresenta leitura lenta, entre outros. Estudiosos afirmam que sua causa vem de fatores