DIFICULDADE DE ACESSO PA POPULAÇÃO AOS SERVIÇOS PUBLICOS
O objetivo do presente trabalho, é um breve relato do acesso e a dificuldade de acesso aos serviços públicos de saúde, Sendo que os serviços públicos são direitos assegurados pela Constituição Federal, e o Estado tem por obrigação fazer valer tais direitos.
O serviço público aqui relatado, é o da saúde, o SUS ( Sistema Único de Saúde ), que mesmo tendo sido legitimado na Constituição Federal de 1988, torna-se falho em diversos aspectos, como a não satisfação da grande demanda, atendimento precário e demorado chegando até em muitos casos, ocasionar a morte do paciente.
Sendo a saúde o bem mais valioso do ser humano, é inadmissível que o Estado preste um serviço ineficiente a ponto do usuário correr risco de vida pela demora de atendimento.
SUBTÍTULO
Ainda que os serviços públicos sejam direitos do cidadão, assegurados constitucionalmente, cabendo ao Estado intervir para que todos tenham acesso a tais serviços, conforme suas necessidades, visando assim uma melhor qualidade de vida da população. Teóricamente funciona assim, mas na prática a realidade é bem diferente, o sistema dos serviços públicos mesmo tendo havido uma grande desburocratização, contém falhas em diversos aspectos.
Dentre os vários tipos de serviços públicos, garantidos pela constituição, podemos citar a área da saúde, que é onde ocorre maior demanda da população, e maior precariedade de atendimento.
Ainda que no Brasil, a saúde tenha adquirido um grande avanço com a legitimação do SUS (Sistema Único de Saúde), estabelecida pela Constituição Federal de 1988. A partir desse momento, os usuários dos serviços públicos de saúde, passavam a ser reconhecidos como sujeitos portadores de direitos. Mas, mesmo sendo legitimados constitucionalmente, existem muitas falhas no