artigo anppas
18 a 21 de setembro de 2012
Belém - PA – Brasil
_______________________________________________________
Gênero e Gestão Integrada dos Recursos Hídricos e
Saneamento: aproximações a partir da realidade caboverdiana e brasileira
Karla Emmanuela R. Hora (PPGEMA/EEC/UFG)
Arquiteta-Urbanista, vice-coordenadora do Mestrado em Engenharia do Meio Ambiente da UFG.
Coordenadora da graduação em Engenharia Ambiental da UFG. karlaemmanuela@gmail.com Paulo Sérgio Scalize (PPGEMA/EEC/UFG)
Engenheiro Civil, docente do Mestrado em Engenharia do Meio Ambiente da UFG. Coordenador da graduação em Engenharia Civil da UFG. pscalize.ufg@gmail.com Cláudio Alves Furtado (UniCV)
Sociólogo, docente da Universidade Federal da Bahia e da Universidade Cabo Verde . Professor no
Programa Multidisciplinar em Estudos Étnicos e Africanos (PosAfro) e do Programa de PósGraduação em História da UFBA. cfurtado.unicv@gmail.com Luis Jorge Monteiro Fernandes (UniCV)
Engenheiro Civil, doutorando em Gestão de Recursos Naturais na UFCG luisjorgef@gmail.com Resumo
A ausência de saneamento e ações voltadas para o tratamento das águas contribui para agravar a situação de vulnerabilidade social em que muitas mulheres se encontram, principalmente, aquelas localizadas nas periferias urbanas, comunidades rurais ou assentamentos precários. Para superar tais situações, alternativas têm sido adotadas e debatidas em pequenas comunidades e/ou agrupamentos rurais e em áreas peri-urbanas no sentido de favorecer o acesso a água e ao saneamento. Grande parte das experiências revela a importância da mobilização social e das comunidades locais e, principalmente, da participação ativa das mulheres nos processos de gestão integrada dos recursos hídricos. Diante tal cenário, o presente estudo tem por objetivo refletir sobre os processos e instrumentos de planejamento e gestão integrada dos recursos hídricos e de saneamento que incorporam a dimensão de gênero nos contextos caboverdiano e