Diferenças individuais e comportamento organizacional
Aluna: Renata Salgueiro Frotté da Silva
Matrícula: 201001250541
Disciplina: Psicologia nas organizações
Curso: Administração
Tema: Diferenças individuais e comportamento organizacional
Introdução
Em um mundo em constante transformação e evolução, uma mudança fundamental no âmbito da gestão de pessoas refere-se às tendências de como trabalhar em equipes nas organizações. A autoridade formal e hierárquica, atribuída a chefes autocráticos, autoritários e controladores, está sendo substituída pela comunicação e relacionamentointerpessoal, realizada por líderes que estimulam e impulsionam pessoas. Desta forma hoje, é necessário desenvolver a capacidade de interpretação do comportamento humano, compreender a reação das pessoas e lidar com as diferenças individuais nas equipes e no ambiente empresarial.
Diferenças individuais e comportamento organizacional
Comportamento Organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.
O comportamento organizacional estuda três determinantes do comportamento das organizações: indivíduos, grupos e estrutura, com o objetivo de que as organizações trabalhem com mais eficácia.
Em outras palavras, o Comportamento Organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho destas organizações.
Como de forma geral estas questões envolvem as relações de trabalho, os estudos têm enfocado os comportamentos relativos a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração.
Importância da individualidade na saúde organizacional
Saúde organizacional é o conjunto de qualidades, atributos e ações de hoje que darão sustentação ao resultado ao longo do