Diferenças da psicopedagogia clínica e institucional
A psicopedagogia clínica geralmente esta mais voltada para o atendimento de forma individual, que visa diagnosticar, orientar, tratar, e investigar os problemas que surgem no processo de aprendizagem, esclarecendo os obstáculos que interferem para haver uma boa aprendizagem, auxiliando no desenvolvimento de atitudes e processos de aprendizagem adequados. O enfoque clínico do trabalho psicopedagógico se completa com a relação entre o sujeito sua historia pessoal e a sua modalidade de aprendizagem.
Já o trabalho institucional, pode ser preventivo, com objetivos de “evitar” os problemas de aprendizagem, enfatizando a instituição escolar, os processos didáticos e metodológicos, a dinâmica institucional com todos os profissionais nela inseridos
Na instituição o psicopedagogo tenta detectar perturbações no processo ensino-aprendizagem, conhecer a dinâmica da instituição educativa e orientar a instituição quanto a metodologia de ensino utilizada, por meio de orientação de estudos e apropriação dos conteúdos escolares. A psicopedagogia institucional foca a intervenção de forma preventiva mas também curativa, uma vez que se dispõe a detectar problemas de aprendizagem e “resolve-los”, também, preveni-los evitando que surjam outros.
No meio institucional o profissional visa construir uma relação saudável com o conhecimento, envolvendo a instituição as famílias e a comunidade, por meio de esclarecimentos das diferentes etapas do desenvolvimento, contribuindo para que todos possam compreender as características do educando, buscando os melhores métodos e evitando cobranças de atitudes ou pensamentos que não condizem com sua idade ou estagio de desenvolvimento. O papel do psicopedagogo institucional esta voltado para o objetivo de analisar os fatores que favorecem intervêm ou prejudicam uma boa aprendizagem em uma instituição.