DIFERENÇA ENTRE TESE E DISSERTAÇÃO
PRINCÍPIOS PARA A REDAÇÃO DE UMA DISSERTAÇÃO
OU TESE
Prof. Dr. Flávio Villaça
Professor Titular de Planejamento Urbano da FAU-USP
Versão de 20/12/04
Flavila@uol.com.br
INTRODUÇÀO
Este texto foi elaborando tendo em mente principalmente a redação de uma TESE. As vezes as dissertações se aproximam de teses, embora isso não seja necessário. Vamos ver as principais diferenças – todas muito sutis - entre TESE e DISSERTAÇÀO.
Dissertação Não é uma tese de pior qualidade, mais superficial. A diferença entre TESE e
DISSERTAÇÃO não é uma diferença de grau: uma menos desenvolvida, outra mais desenvolvida; uma menos profunda, outra mais profunda. A diferença é de natureza.
Uma TESE deve conter uma descoberta ou uma demonstração; a demonstração de uma descoberta ou a revelação de algo novo. Nas Ciências da Natureza, frequentemente, as descobertas requerem apenas uma DESCRIÇÃO, mas frequentemente essa descrição tem o carater de revelação de algo novo, ou de descoberta. Em Ciências Humanas isso não ocorre.
Há necessidade de uma demonstração a partir de uma reflexão teórica..
A diferença entre DESCRIÇÃO e DEMONSTRAÇÃO pode chegar ao ponto de ser muito sutil... talvez até mesmo inexistente. Já se disse que em O Capital Marx faz uma descrição da sociedade capitalista! Ufa!!! Haja descrição!!!
Numa DISSERTAÇÀO, não há necessidade de HIPÓTESE, pelo simples fato de não haver TESE. Pode haver necessidade de PRESSUPOSTOS . Porém não há necessidade de
HIPÓTESE que é, por definição, precisamente aquilo que pede, que exige uma demonstração. DISSERTAR é discorrer sobre todas as varias facetas de um tema. É fundamentalmente uma descrição do objeto, seus vários aspectos, suas partes constitutivas, as diferentes maneiras como tem sido estudado( as várias teorias existentes sobre ele) ou como se constituiu historicamente. Na DISSERTAÇÃO o objeto de estudo é DISSECADO, não interpretativamente mas descritivamente. Na dissertação, havendo uma investigação de
todas