diferença entre metodo deterministico e estatistico
Gabriela Berge Chaves Da Silva – gabsilva@firjan.org.br
Estatística da Qualidade e Confiabilidade – Professor José Luiz
Resumo: Este artigo tem por objetivo a análise de modelos matemáticos com enfoque nos métodos determinísticos e estatísticos em aplicações de sistemas na engenharia. Estuda um problema real e sua transformação no modelo mais adequado conduzindo o experimento para confirmar se a solução proposta é eficiente e eficaz. Apresenta também uma análise das utilizações dos modelos com base em pesquisas científicas e bibliográficas e a comparação entre os dois métodos através de conclusões e aplicação prática da diferença entre os métodos determinísticos e estatísticos por meio de um estudo de caso sobre o diagnóstico da necessidade de subsolagem de solos agrícolas.
Palavras- Chave: Método determinístico. Método Estatístico. Estatística. Probabilidade.
1. Introdução
O estudo do comportamento de um determinado sistema como uma propriedade agrícola, uma empresa, um animal ou um ser humano, é feito através de modelos matemáticos que requer uma simplificação da organização e do sistema real e que teria alto valor agregado se fosse reproduzido experimentalmente. Através de pesquisas científicas esse estudo identifica o problema e relaciona características relevantes a ele, estabelecendo uma metodologia científica. Pela execução desse modelo é feito uma estimativa do comportamento futuro do sistema estudado.
Algumas etapas devem ser seguidas para abordagem de resolução de problema, o primeiro passo é a de definição do problema tem por objetivo identificar e analisar os fatores que afetam esse problema, tendo uma clara descrição, é elaborado um planejamento onde se determina o objetivo da pesquisa, se define os métodos que serão utilizados e os métodos de aquisição e processamento de dados. Quando os métodos estão definidos é feita a coleta dos dados que pode ser feita de