Diferença entre circulante e não circulante
O ativo está representado pelos direitos, bens e obrigações que se classificam em ATIVO CIRCULANTE e ATIVO NÃO-CIRCULANTE.
No ATIVO CIRCULANTE estão às disponibilidades e os direitos realizáveis no curso do exercício subseqüente. É composto por disponibilidades imediatas, com grau de liquidez decrescente.
Veja alguns exemplos de ATIVO CIRCULANTE:
· Adiantamentos;
· Impostos a recuperar;
· Estoques;
· Seguros;
· Aluguéis;
· Despesas Financeiras;
· Caixa;
· Depósitos bancários à vista;
· Aplicações Financeiras de curtíssimo prazo;
· Clientes.
No ATIVO NÃO-CIRCULANTE contempla o realizável a longo prazo, tais como: os investimentos, o imobilizado e o intangível.
No ativo realizável a longo prazo classificamos os bens e direitos realizáveis após o término do exercício social seguinte, ou seja, no próximo ano do referido balanço.
Nos investimentos podemos compreender as participações permanentes (não temporárias e não especulativas) em outras sociedades e os bens e direitos, fora de sua atividade normal, com a intenção de obter receita.
No imobilizado bens e direitos que são destinados à manutenção das atividades da empresa, classificados como bens tangíveis ou materiais.
No intangível são classificados os direitos que tenham por objeto bens imateriais destinados à manutenção das atividades da empresa. como direitos autorais, marcas e patentes e fundo de comércio adquirido.
Veja alguns exemplos de ATIVO NÃO-CIRCULANTE:
· Terrenos e edifícios alugados a terceiros;
· Participação em outras companhias.
· Instalações;
· Máquinas e