Adm financeira
De um modo amplo, o Capital de Giro bruto é considerado como o próprio Ativo Circulante, que pode envolver, além das contas já citadas, diversas outras, como impostos a recuperar, impostos diferidos, adiantamentos a fornecedores, entre outras. O Capital de Giro Líquido (CGL) é a diferença entre Ativo Circulante e Passivo Circulante.
O Capital de Giro Líquido de qualquer empresa é formado de Ativos Circulantes menos os Passivos Circulantes.
São Ativos Circulantes as rubricas de Caixa, Bancos, Aplicações Financeiras, Duplicatas, Contas a Receber e Estoques. Em uma indústria, estes últimos são compostos pelas Matérias Primas e Materiais, Produtos em Processo e Produtos Acabados.
Capital de Giro Líquido (CGL)
Todos os ativos de uma empresa são financiados por recursos (fontes) representados no passivo. Os recursos do acionista no patrimônio líquido, e os recursos de terceiros de curto e de longo prazo representados no exigível a curto e no exigível a longo prazo. Aos recursos que se originam de terceiros e são exigíveis (têm que ser pagos até uma determinada data) em até um ano, convencionou-se chamar de passivo circulante.
Deste modo, dá-se o nome de capital de giro líquido à diferença entre o ativo circulante e o passivo circulante, e este representa em que medida o passivo circulante financia o capital de giro (ativo circulante).
o capital de giro próprio, ou capital circulante líquido, é interpretado como a quantidade de recursos próprios que a empresa aplica em seu ativo circulante, ou seja, é a diferença positiva entre o ativo circulante e o passivo circulante. Tal indicador mede a capacidade da empresa em curto prazo.