Diferença do administrador e do empreendedor
Segundo o autor (José Carlos Assis Dornelas), é muito comum acharmos que ser administrador é a mesma coisa que ser um empreendedor, mesmo porque ambos têm muito em comum, como as demandas, ou seja, tudo aquilo que eles devem fazer as restrições que os limitam e a busca pelas melhores alternativas sobre o que e como realizar melhor suas tarefas dentro das restrições.
Durante muitos anos, foi criada a imagem do grande administrador como o dono da empresa, o grande executivo que tem a solução para tudo, a visão do empreendedor é uma visão mais recente, que começamos a diferenciá-los do século passada em diante.
Hoje é mais fácil entendermos o papel do administrador se analisarmos de forma especial grandes empresas com diversos e distintos setores, mas que para funcionarem bem precisam estar diretamente ligados e em sintonia.
Para entendermos melhor o papel do Administrador hoje, vamos continuar imaginando essa grande empresa com diversos setores, hoje o administrador pode se especializar em um desses setores, então podemos ter um administrador de Recursos Humanos, um Administrador de Produção, um Administrador de Marketing, e embora as áreas sejam especificas e muito diferentes umas das outras é bom lembrar que o bom administrador tem uma visão da empresa como um todo, e todos devem estar em sintonia para que a empresa possa ter um bom resultado, e é fundamental que tenha facilidade em planejar, organizar e controlar para dirigir bem seu trabalho.
Já o empreendedor além de ter essa visão do todo como tem o administrador, ele também consegue enxergar oportunidades em lugares que ninguém tinha imaginado. Ele tem atitude para correr riscos, mas não se enganem, ele não é um irresponsável que pode ou não dar certo, ele sabe planejar, calcular os riscos, é determinado, dedicado, apaixonado pelo que faz e trabalha incansavelmente para atingir seus objetivos.
Ninguém nasce empreendedor, o sucesso só vem quando exercitamos