Diferença entre o administrador e o empreendedor
Autoria: Willian Coutinho de Macedo, Lucas de Brito, Jessica Ruiz, Wagner Furtado, Danilo Evandro, Erivaldo, Elaine e Willian Manoel
O Administrador tem como “obrigação” e “objetivo”, organizar, dirigir e controlar uma organização. O Administrador cria e modifica agendas, incluindo metas e planos para sua organização. Sintetizando, o Administrador recebe funções, as quais tenta realizar da melhor forma para sua organização.
O Empreendedor também é um administrador, mas com diferenças bem consideráveis; pois o Empreendedor tem a ideia e tenta desenvolve-la com intenção que dê certo e por consequência obter o lucro para a organização, ele toma a frente, tem atitude para divulgar sua ideia, administrar suas decisões e tomar a frente do problema seja qual for.
(Segundo José Carlos Teixeira em um artigo publicado na Revista do Banco do Nordeste-Notícias, de 19/05/2000) “Empreendedorismo é ousar, transformar, descobrir novas vidas em cima de produtos que já existem. É sonhar para frente, dar função e vida a produtos antigos. Enfim, empreendedorismo é provocar o futuro, reunir experiências e ousadias, ir além do tradicional”. Desta maneira, um bom empreendedor é aquele que esta sempre em busca dessas características, de boas idéias, que questiona, que quer sempre algo diferente, que seja visionário”.
(De acordo com Maximiano (2006)) “Administração é uma palavra antiga, associada a outras que se relacionam com o processo de tomar decisões sobre recursos e objetivos”, ainda diz que administração é um “conjunto de princípios, normas e funções que têm por fim ordenar os fatores de produção e controlar sua produtividade e eficiência, para se obter determinado resultado”. Diferentemente do Empreendedor, o Administrador tem um teor mais técnico, procurando ao desenvolver seu trabalho, um grau de eficiência na organização que está atuando.
Com essas referencias vemos claramente pontos de vistas diferentes mas que levam a