Diferença de Eclipses
Um eclipse é um evento astronômico que acontece quando um objeto celeste se move para a sombra de outro. Quando acontece um eclipse dentro de um sistema estelar, como o Sistema Solar, ele forma um alinhamento de três ou mais corpos celestes do mesmo sistema gravitacional em uma linha reta.
Eclipse Solar
Um eclipse solar assim chamado, é um raríssimo fenômeno de alinhamentos que ocorre quando a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol, ocultando completamente a sua luz numa estreita faixa terrestre. Do ponto de vista de um observador fora da Terra, a coincidência é notada no ponto onde a ponta o cone de sombra risca a superfície do nosso Planeta.
Tipos de Eclipse solar:
*O eclipse solar parcial: somente uma parte do Sol é ocultada pelo disco lunar.
*O eclipse solar total: toda a luminosidade do Sol é escondida pela Lua.
*O eclipse anular: um anel da luminisodade solar pode ser vista ao redor da lua.
*O eclipse híbrido, quando a curvatura da Terra faz com que o eclipse seja observado como anular em alguns locais e total em outros.
Fases do Eclipse Solar:
1-Desde o instante do primeiro contato da Lua com o disco solar até o princípio da totalidade (chamado "o segundo contato") serão necessários cerca de noventa minutos. A temperatura começa a baixar e a luminosidade também.
2-Nos dois minutos seguintes o espetáculo intensifica-se: Se o lugar de observação for elevado, pode se ver uma coluna de sombra que se desloca rapidamente vinda de oeste, é a chegada da mancha de sombra a uma velocidade de 2800 km/h.
3-A temperatura ambiente diminui em até 10 graus centígrados, podem aparecer ventos súbitos e os animais ficam perturbados.
4-No momento em que o último bocado do disco solar se prepara para desaparecer e a coroa vai começar a se ver, a luz ambiente desce bruscamente..
5-Alguns segundos antes da totalidade, o crescente solar transforma-se num fio fino de luz que se separa em pequenos