As fases da lua
Algumas informações sobre a Lua
A Lua, único satélite natural da Terra, localiza-se a uma distância de 384.405 km do Planeta Terra. Possui 38 milhões de quilômetros quadrados de área de superfície. Em função dos movimentos de rotação e translação da Lua, avistamos de nosso planeta, sempre a mesma face (lado) deste satélite natural.
Fases da Lua
As fases ocorrem, de acordo com o ângulo que avistamos a face da Lua iluminada pelo Sol. Cada fase da Lua dura de 7 a 8 dias, sendo que o ciclo, com todas, demora de 29 a 30 dias para ser completado.
Lua Nova - a face iluminada pela Lua é a oposta àquela observada da Terra. Por isso, visualizamos a Lua um pouco apagada.
Lua Crescente - observamos da Terra apenas uma parte da face iluminada.
Lua Cheia - o Sol ilumina totalmente a face voltada para a Terra. Esta é a fase que ela está mais iluminada.
Lua Minguante - observamos da Terra somente uma face iluminada (o lado oposto da crescente).
O eclipse lunar é um fenômeno astronômico que ocorre toda vez que a terra fica entre o sol e a lua, exatamente na linha de intersecção de sua órbita com a da lua, a chamada “linha dos nodos”, e sempre que a lua está na fase de lua cheia ou na fase de lua nova.
Quando isso ocorre, a lua entra na chamada zona de “umbra” (ou sombra), ou “penumbra” da terra e fica totalmente ou parcialmente invisível durante alguns minutos. Para entender melhor: imagine que você pegou uma bola e acendeu uma lanterna na direção dela. A sombra que irá se formar atrás da bola terá uma parte mais clara e outra mais escura. A parte mais escura terá o formato de um cone com a base na bola, e a parte mais clara terá o formato de um cilindro, também com a base (menor) na bola, em volta do cone. O cilindro, ou a região mais clara, é chamado de “penumbra”, espaço de meia sombra que recebe um pouco de luz, e a parte mais escura, o cone, é chamada de “umbra”, parte que não recebe nenhuma luz, completamente escura. Com qualquer