Diferencial competitivo da cabotagem na costa brasileira
Autoria: Vaneza Dias dos Santos
RESUMO
O Brasil é país privilegiado, devido a sua extensa costa marítima, pois 95% das cargas do comércio exterior são movimentadas pelos oceanos. Nota-se que estas riquezas não estão sendo utilizadas da maneira correta para que tragam os benéficos pretendidos. A logística de transportes é um fator muito importante para o aquecimento da economia brasileira e mundial, pois alcançando uma matriz de transportes balanceada, tem-se uma redução nos custos de transporte, redução nos preços e tem-se um consumidor final com maior poder de compra.
ABSTRACT
Brazil is privileged country due to its extensive coastline, as 95% of foreign trade cargoes are moved by the oceans. Note that these riches are not being used in the right way to bring the desired benefits. The logistics of transport is a very important factor for the economic recovery in Brazil and worldwide, for achieving a balanced transport matrix, there is a reduction in transportation costs, reduction in prices and has a final consumer with greater power purchase.
1. INTRODUÇÃO
Existem três classificações do transporte marítimo de cargas, que são denominadas como Longo-curso, que é a conexão do Brasil com o comércio exterior, navegação interior que ocorre nas hidrovias interiores e a Cabotagem que é a movimentação de cargas dentro da costa brasileira. No passado o transporte marítimo era um dos modais mais utilizados para movimentação de cargas, tendo em vista que o Brasil não possuía rodovias que suportassem a movimentação das cargas brasileiras. Uma das cargas mais transportadas era carga a granel.
A decadência da Navegação iniciou na década de 30, com a eleição do presidente
Washington Luís - (1926-1930), que defendia a tese “Governar é povoar; mas, não se povoa sem abrir estradas”. Desde então a navegação não tem sido mais a mesma, porém nota-se uma mudança ao seu favor, mudança esta ocorrida