dieta
Portaria nº 552 de 22 de março de 2001 – D.O.U. de 26/03/2001.
Curso de Nutrição
Autorização: Portaria nº 250 de 24 de janeiro de 2011 - D.O.U. de 26/01/2011
PRESCRIÇÃO DIETÉTICA E DIETOTERAPIA EM PACIENTES HOSPITALIZADOS:
Estudo de Caso
Feira de Santana-BA
2013
Elisângela Bezerra de Lima Afonso
Jucimeire Cerqueira de Souza
Paloma Reiner Encarnação
Poliana Maria Marques Alves Caldas
Wisla Micarim Oliveira Santos
PRESCRIÇÃO DIETÉTICA E DIETOTERAPIA EM PACIENTES HOSPITALIZADOS:
Estudo de Caso
Trabalho solicitado pela Prof. Michele ao 5º Semestre do Curso de Nutrição - Faculdade Anísio Teixeira, como requisito parcial para obtenção de créditos da disciplina Prescrição Ditética e Dietoterapia em pacientes hospitalizados.
Feira de Santana-BA
2013
ESTUDO DE CASO – DIETOTERAPIA
1.0. INTRODUÇÃO
A vesícula biliar é um órgão presente no organismo humano em forma de pêra. Armazena até 50 ml de bile, que é utilizada no sistema digestivo, não sendo responsável por sua produção, tem cerca de 7–10 cm de comprimento e tem uma aparência verde-escuro devido ao seu conteúdo, bile. É conectada ao fígado e ao duodeno através do trato biliar.
Entre as patologias que podem ocorrer neste órgão, serão abordadas neste trabalho a Colelitíase e a síndrome colestática, que acometem um paciente idoso, o qual é o sujeito deste estudo de caso, visto que nessa faixa etária ocorrem alterações fisiológicas e anatômicas devido ao próprio envelhecimento, tendo estas, repercussão na saúde e na nutrição. Essas mudanças progressivas incluem redução da capacidade funcional, alteração do paladar, alteração de processos metabólicos e modificação da composição corporal.( VITOLO,2011). As doenças da vesícula biliar no idoso torna-o ainda mais susceptível a complicações devido às transformações naturais que ocorrem na faixa etária. A Colelitíase