Ecologia
Uma cadeia alimentar descreve a relação alimentar entre várias espécies de animais e plantas. Por exemplo, uma cadeia alimentar pode declarar que um gafanhoto come grama, um sapo come o gafanhoto, uma cobra come o sapo e um falcão come a cobra. Cadeias alimentares seguem uma direção linear distinta.
Definição de uma Teia Alimentar
Cadeias alimentares se conectam para formar teias alimentares. Teias alimentares possuem várias direções distintas e mostram como espécies diferentes se conectam. Por exemplo, enquanto uma cadeia alimentar pode mostrar uma cobra comendo um sapo, uma teia alimentar também mostraria que lagartos, aves, ouriços e peixes de dentes afiados também comem sapos.
1) Espécie: dois ou mais organismos capazes de reproduzir, originando descendentes férteis.
2) População: agrupamento de seres da mesma espécie, que habitam uma mesma área, portanto, são organismos que podem produzir descendentes férteis. Em uma mesma região coexistem muitas populações de diferentes espécies, que estabelecem vários tipos de relação de interdependência.
3) Comunidade: conjunto de seres vivos, que habitam uma mesma região, ou seja, são todas as populações que vivem em um ecossistema. Essas populações incluem microrganismos, animais ou vegetais. Por exemplo, a comunidade de uma floresta compõe-se de árvores, pássaros, formigas, etc, que convivem e se inter-relacionam.
4) Ecossistema: conjunto constituído por comunidades que interagem entre si, e agem ou sofrem ação sobre os fatores abióticos. Fatores abióticos incluem fatores químicos e físicos do ambiente, como por exemplo, as chuvas, temperatura, umidade, luz, etc. Um ecossistema tem características próprias e relativa estabilidade. Pode ser uma floresta com um lago, quanto uma ilha. A principal relação entre as diferentes populações de um ecossistema refere-se à alimentação. As espécies dentro de um ecossistema, com exceção dos vegetais, alimentam-se umas das outras. 5)