Dieta vegan (introdução de alimentos)
Do nascimento aos 6 meses
Desde o nascimento até aos 6 meses todas as necessidades do bebé são satisfeitas através de leite materno.
Dos 6 aos 8 meses
Aos 6 meses, podem ser introduzidos alimentos sólidos, mas não se deve apressar o processo se o bebé parecer satisfeito só com o leite materno.
A melhor altura para introduzir os alimentos sólidos é logo a seguir a mamar, quando o bebé já não está esfomeado. Devemos ser pacientes e ir devagar. A clássica "primeira comida" é banana esmagada, mas há outras boas apostas, como pêssegos e/ou maçãs cozidas e esmagadas.
Mais tarde, por volta dos 7 meses, deverá estar pronto para papas de cereais integrais, bem cozinhados e com uma consistência bem cremosa. Devem evitar-se as papas de cereais comerciais, que são mais caras e não possuem o mesmo valor nutritivo do que as caseiras. Se existirem na família casos de alergia ao trigo, à soja ou ao milho, será preferível começar com arroz ou aveia. Podem ser adicionadas pequenas quantidades de banana esmagada ou de leite materno aos cereais cozinhados, para que a aceitação seja mais fácil.
Dos 8 aos 10 meses
Dos 8 aos 10 meses pode introduzir-se batatas. Devem ser assadas inteiras, para preservar as suas vitaminas, e esmagadas com um pouco de água ou leite materno. Ou então tentar esmagá-las juntamente com beterraba cozida, para obter puré cor-de-rosa.
Depois das batatas terem sido aceites, entre os 9 e os 11 meses, o bebé estará pronto para frutas frescas, tais como pêras, pêssegos, ameixas e melão. Também pode ser dada maçã descascada e ralada. Para evitar alergias não devem ser dados citrinos antes de 1 ano de idade, e nunca oferecer frutas "peganhentas" como tâmaras, figos secos e passas, até que o bebé possa mastigar bem pedaços pequenos e possa lavar os dentes depois.
Dos 10 aos 12 meses
Dos 10 aos 12 meses introduzir mais vegetais cozinhados e esmagados. Tentar batatas doces, abóbora e cenouras; depois, experimentar outros