Proteínas
Conceito:
As proteínas são compostas de aminoácidos, oito dos quais essenciais ao organismo, que não é capaz de produzi-los sozinho. Estes aminoácidos atuam com extrema importância ao organismo humano, tanto nas funções biológicas como fisiológicas.
Uma delas é a proteína, nome derivado do grego protos que significa a “mais importante” ou “a primeira”. As proteínas são formadas por componentes que provêm de origem animal ou vegetal que fornecem humano utiliza-se dos aminoácidos, estes, são juntos por ligações peptídicas, que representa a ligação dos grupos amina de um aminoácido e carboxila de outro, com eliminação de uma molécula de água.
Sua composição se dá pelo Grupo anima (Nitrogênio) + C + Grupo ácido + cadeia lateral e isso é o que faz a diferenciação de um aminoácido pelo outro.
Independentemente de sua função ou espécie de origem, as proteínas podem ter propriedades e atividades totalmente diferentes pelas diversas combinações e seqüências de 20/22 aminoácidos existentes. Basta uma única mudança em qualquer um dos aminoácidos de uma seqüência para se ter uma nova proteína.
As seqüências de aminoácidos que constituem uma proteína são especificadas pela hereditariedade- código genético. Contudo, pode haver uma série de complicações à saúde quando um aminoácido for inserido no lugar errado.
Classificação:
AA isolado.
AA+AA = dipeptídeo.
AA+AA+AA = tripeptídeo.
Mais de 10 AA = polipeptídeo.
Em sua classificação, pode chegar a ter mais de 400 AA.
Função das proteínas:
Deve-se enfatizar sobre a importância das proteínas, que está diretamente relacionada com suas funções no organismo humano, e não com sua quantidade. Todas as enzimas conhecidas, por exemplo, são proteínas; em muitos casos, as enzimas existem em porções bem pequenas. No entanto, estas substâncias catalisam todas as reações metabólicas e capacitam aos organismos à construção de outras moléculas - proteínas, ácidos nucléicos, carboidratos e lipídios - que são