Dieta Mediterranea
MEDITERRÂNEA:
A DIETA DA
LONGEVIDADE.
BESSA, Danielly¹; DONNA, Patríca1;
JORDÃO, Helaine1; ZAMBOM, Sara1
__________________________________________________________
Discentes do 4º Período de Nutrição do Centro Universitário São Camilo-ES1
INTRODUÇÃO
Dieta do Mediterrâneo é um tipo de alimentação característica de alguns países de três continentes diferentes banhados pelo o mar Mediterrâneo (Europa, Ásia e África), vários países e centenas de ilhas. Este padrão alimentar da dieta é composto, basicamente no consumo diário de hortaliças (verduras e legumes), peixes, alho, tomate, alto consumo de frutas e, principalmente, azeite de oliva, óleo de canola, oleaginosas (cereais pouco moídos, nozes, amêndoas, azeitonas e sementes), leguminosas (grão-de-bico, lentilha), leite e derivados (queijo branco e iogurte), além de vinho tinto (REGINA, 2009).
Desde o antigo mundo mediterrânico, a dieta mediterrânica foi centrada em cereais, oliveiras e as vinhas, apesar das variações e influências locais.
As regiões têm características próprias que as diferenciam umas das outras. Utilizam diferentes ingredientes, receitas e até modos de preparo (FIGUEIREDO, 2009). É uma dieta saudável pela variedade de ingredientes, cores, sabores e texturas, com respeito pela tradição.
As inúmeras diferenças culturais, sociais e geográficas influenciam seus hábitos alimentares ao longo do século. Assim cada país que é banhado pelo mar mediterrâneo tem seus próprios pratos e ingredientes, com ênfase na alimentação saudável caracterizando a rica culinária mediterrânea. Conhecida popularmente como a dieta da longevidade.
OBEJETIVO
Apresentar a riqueza e a diversidade da culinária mediterrânea, seus sabores e aspectos nutricionais que permaneceram através da historia, que tem ênfase na saúde e longevidade do ser humano.
METODOLOGIA
O preparo do prato foi realizado no laboratório de técnica dietética (LTD), do Centro Universitário São