dieta atkins
A dieta da proteína foi desenvolvida pelo cardiologista Robert Atkins, por isso a dieta tornou-se conhecida mundialmente como Dieta do Dr. Atkins.
Sua principal meta é restringir severamente a ingestão do carboidrato em todas as refeições e priorizar o consumo de proteínas, ou seja, alimentos de origem animal como carnes, ovos, peixes, bacon, embutidos, queijos amarelos.
Fases da dieta:
• Indução;
A indução é o início do programa de perda de peso da Nova dieta Atkins. Terá uma duração de pelo menos duas semanas.
O objetivo desta fase é mudar a forma metabólica de gerar energia, da quebra de carboidratos para a degradação de gordura para produção de ATP, dando o impulso para a perda de peso.
Para estimular o corpo a queimar gordura, inicialmente será consumido apenas 20 gramas de hidratos de carbono líquidos por dia, principalmente de vegetais pobres em hidratos de carbono, mas ricos em vitaminas, minerais, antioxidantes e outros nutrientes, como fibras.
Algumas regras a serem seguidas:
- Não salte refeições ou passe mais do que seis horas sem comer. Recomenda- se fazer de 3 a 6 refeições pequenas.
- Em todas as refeições deve comer 115-175 gramas de alimentos ricos em proteínas, como frango, carne bovina, cordeiro, porco, vitela, peixe e marisco, ovos, queijo e proteínas vegetais. Não há necessidade de tirar gordura das carnes nem pele de aves.
- Manteiga, azeite, óleo de girassol com alto teor, óleo de canola e os óleos de sementes e de frutos secos e maionese (feita a partir de azeite, óleo de canola ou óleo de girassol). Uma colher de sopa de óleo nas saladas ou outros legumes, ou um pacotinho de manteiga.
- Não comer mais de 20 gramas por dia de hidratos de carbono líquidos, de 12 a 15 gramas provenientes de legumes base.
- Beber ao menos 240ml de água ou chá, pode ser incluso duas xícaras de caldo de carne (não os de baixo teor de sódio), uma de manhã e outra à tarde.
- Tomar um multivitamínico/ tablete multimineral isento