Diet Coke
1.1 hISTÓRIA DA MARCA NO MUNDO
Em 1886, ano em que foi apresentada pela primeira vez ao público, na Jacob's Pharmacy em Atlanta, nos Estados Unidos, a Coca-Cola conquistou a preferência do consumidor e inaugurou a trajetória de um grande sucesso mundial.
Hoje, a Coca-Cola Company está presente em mais de 200 países e responde por mais de 400 marcas de bebidas não-alcoólicas, entre estas, quatro das cinco marcas mais consumidas no planeta:
Coca-Cola, Coca-Cola light, Fanta e Sprite.
1.2 HISTÓRIA DA MARCA NO BRASIL
1940
Inicialmente, apenas a bebida Coca-Cola era produzida, na Fábrica de Água Mineral Santa Clara, em Recife (PE). Depois, foram instaladas minifábricas na capital pernambucana e em Natal (RN). Pouco a pouco, a realidade foi mudando.
Ainda em 1942, foi criada a primeira fábrica da Coca-Cola em São Cristovão, no Rio de Janeiro. A 18 de abril de 1942 a Coca-Cola passou a ser vendida em garrafinhas pequenas, e no primeiro mês as vendas não ultrapassaram as 1843 caixas.
O gosto do refrigerante parecia esquisito ao brasileiro, até então acostumado a tomar garaná e soda.
1943
FILIAL DE SÃO PAULO
Aberta uma filial em São Paulo.
1945
Inaugurada uma nova unidade carioca, com uma inovação tecnológica, a máquina Liquid 40, com capacidade de produção de 150 garrafas por minuto e uma lavadeira.
Naquele ano, foi adotado o sistema de franquias, sucesso nos Estados Unidos desde o início do século. A primeira fábrica licenciada foi a de Porto Alegre.
1947
Diante da expansão da estrutura de franquias, foi instalada no País a Liquid Carbonic, empresa que produz o gás carbônico, essencial à fabricação de refrigerantes.
O concentrado era importado dos Estados Unidos, e o xarope, produzido no Rio de Janeiro.
1960
Inovações tecnológicas possibilitaram o desenvolvimento de novas embalagens, como a garrafa média de 290 ml.
A partir de 1962, com o surgimento de fornecedores de matérias primas, o concentrado