Diego Reparado
gestão de pessoas estratégica
Cachoeiro de Itapemirim – ES 2014
gestão de pessoas estratégica
Trabalho de apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Teoria Geral da Administração, Comunicação e linguagem, Cultura e Sociedade, Comportamento Organizacional.
Orientador: Prof. Janaina V. Testa
Elisete Z. de Oliveira
Sergio de Góes Barboza
Cachoeiro de Itapemirim - ES
2014
RESUMO
O sucesso de qualquer empresa depende diretamente da qualidade das pessoas que lá trabalham. Não existe organização sem pessoas, e os diferenciais competitivos somente podem ser alcançados por meio da ação integrada, sinérgica, comprometida de uma equipe de trabalho. Os tradicionais recursos organizacionais já não mais atendem as necessidades das empresas que atuam em um competitivo mercado dinâmico e instável. Discutir gestão estratégica de pessoas é discutir práticas de gestão de pessoas com foco no negócio e nos resultados da empresa, ou seja, é garantir um estreito alinhamento das ações e programas da área com as estratégias e objetivos globais da organização.
PALAVRAS – CHAVE
Gestão estratégica de pessoas; Evolução comportamental; Estratégia de mudança; Desenvolvimento organizacional.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo principal destacar a importância de uma nova ferramenta que tem se apresentado como um diferencial para a evolução das organizações, a gestão de pessoas estratégica tem sido uma aliada de empresas que buscam constantemente a melhora de seu desempenho.
Para a realização e fundamentação deste artigo foram pesquisadas opiniões de grandes autores sobre o assunto, com base nesses pareceres e conteúdo abordado no semestre foi possível fazer um estudo detalhado dessa ferramenta.
Nos