Didática
DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO
PROF. MARIA CLOTILDE BASTOS
PEDAGOGIA – DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO
CRISTIANE FERNANDA BARBOSA SOARES RA -373148
ENI CUNHA DA SILVA SANTOS RA -373241
NEIDE APARECIDA GOMES DA PURIFICAÇÃO RA-373619
ROBERTA CORREIA DO NASCIMENTO RA -373674
TATIANE CRISTINA FISCHA RA -373824
Araras – SP 22/04/2013
PRECONCEITO
De acordo com o dicionário preconceito é "opinião que se forma contra pessoas ou coisas antes de ter um melhor conhecimento sobre elas". Como a própria definição expõe, “preconceito” é uma idéia preconcebida,“opinião não justificada, de um indivíduo ou grupo, favorável ou desfavorável, e que leva a atuar de acordo com esta definição” (Enciclopédia Internacional de Ciências Sociais, 1995).
Existem muitas formas de preconceito, porém a mais comum é por causa da pessoa ser de uma etnia diferente, podendo ocorrer também por ter uma religião diferente ou por ser de outra classe social.
É impossível um ambiente de paz e união na sala de aula quando existe o preconceito, pois este ocasiona a discriminação, o tratamento desigual e desfavorável em relação a um indivíduo ou a um grupo.
A criança não nasce preconceituosa mas por causa da influência do meio em que vive e da pressão dos adultos, muitas vezes é levada a desenvolver ideias distorcidas em relação aos coleguinhas.
É importante que o professor saiba identificar rapidamente “situações de preconceito” e de maneira amorosa mas firme, intervir e mostrar para as crianças que é importante respeitar as pessoas, independente da sua raça, crença ou posição social.
A lei10 639, de 2003, decretou a inclusão do ensino da historia e da cultura afro-brasileiras no ensino fundamental e médio os especialista ressaltam que objetivo do professor não deve ser desprezar um determinado tipo ou dizer que uma cultura é melhor que outra, mas sim proporcionar conhecimentos de outras culturas como por exemplo da afro que faz parte da cultura brasileira.
Uma