Didática
AULA 1 - " DIDÁTICA E O PROCESSO DE ENSINO "
A Didática assegura o fazer pedagógico na escola, na sua dimensão político social e técnica; é por isso, uma disciplina eminentemente pedagógica. Definindo-se como mediação escolar dos objetivos e conteúdos do ensino, a Didática investiga as condições e formas que vigoram no ensino e, ao mesmo tempo, os fatores reais (sociais, políticos, culturais, psicossociais) condicionantes das relações entre docência e a aprendizagem.
Objeto de estudo: o processo de ensino
O objeto de estudo da Didática é o processo de ensino, campo principal da educação escolar. Como objeto da Didática o processo de ensino que, considerado no seu conjunto, inclui: os conteúdos dos programas e dos livros didáticos, os métodos e formas organizativas de ensino, as atividades do professor e dos alunos e as diretrizes que regulam e orientam esse processo. Segundo Libâneo (2013), define "processo de ensino como uma sequência de atividades do professor e dos alunos, tendo em vista a assimilação de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades, por meio dos quais os alunos aprimoram capacidades cognitivas (pensamento independente, observação, análise-síntese e outras)"
.
Ao mencionarmos a finalidade do processo de ensino é proporcionar aos alunos os meios para que assimilem ativamente os conhecimentos é porque a natureza do trabalho docente é a mediação da relação cognoscitiva entre o aluno e as matérias de ensino.
A Didática e as tarefas do professor
A Didática é a disciplina que estuda o processo de ensino tomado em seu conjunto, isto é, os objetivos educativos e os objetivos de ensino, os conteúdos científicos, os métodos e as formas de organização de ensino, as condições e meios que mobilizam o aluno para o estudo ativo e seu desenvolvimento intelectual. O trabalho docente, segue os seguintes objetivos primordiais: assegurar aos alunos o domínio mais seguro e duradouro possível