FERMA Norma de Gestão de Riscos
E U RO P E A N R I S K
M A NAG E M E N T
A S S O C I AT I O N S
NORMA DE GESTÃO DE RISCOS
NORMA DE GESTÃO DE RISCOS
Introdução
A Norma de Gestão de Riscos é o resultado do trabalho de uma equipa composta por elementos das principais organizações de gestão de riscos do Reino Unido - The Institute of Risk Management (IRM), The Association of
Insurance and Risk Managers (AIRMIC) e
ALARM The National Forum for Risk
Management in the Public Sector.
Esta equipa procurou, ao longo de um período de consulta prolongado, os pontos de vista de um grande número de organismos profissionais com interesses na gestão de riscos. A gestão de riscos é uma disciplina em rápido desenvolvimento. Existem diversos pontos de vista, assim como descrições sobre o que engloba, como deve ser conduzida e para que serve. São necessárias normas para garantir uma concordância em relação a :
oportunidades devem ser vistas não só no contexto da própria actividade, mas também em relação às muitas e diversas partes interessadas que podem ser afectados, doravante designadas por intervenientes
(Stakeholders).
Existem muitas formas de atingir os objectivos da gestão de riscos e seria tarefa impossível tentar defini-las todas num único documento.
Por conseguinte, nunca foi nosso objectivo produzir uma norma prescritiva, que conduziria a uma abordagem do tipo lista de verificação, nem estabelecer um processo de certificação.
Ao cumprirem as várias componentes desta norma e podendo fazê-lo de formas diversas, as organizações ficarão em posição de informar sobre a sua conformidade com a mesma. A norma representa as melhores práticas em relação às quais as organizações se podem auto-avaliar.
• terminologia utilizada,
• processos para implementação da gestão de riscos,
• estrutura organizacional para a gestão de risco, • objectivo da gestão de riscos.
A norma utilizou, sempre que possível, a terminologia para o risco