Trabalho de Controladoria de Gestão
O gerenciamento das informações tem sido destaque no mundo corporativo, chegando a se tornar uma exigência dos principais componentes do mercado.
Os investidores buscam cada vez mais uma maior transparência nas informações fornecidas pelos gestores das empresas investidas como forma de assegurar-se de bons negócios; os fornecedores e instituições financeiras necessitam de dados que suportem as decisões sobre a cessão de créditos às empresas; e por fim, o governo cobra ações das empresas em seu relacionamento com a sociedade.
Por outro lado, os usuários internos das empresas buscam estas informações para desenvolver corretamente suas funções, quer seja na realização dos planejamentos, quer seja quando da execução das ações sobre as tomadas de decisões, e ainda mais quando sobre as medidas de controle, na avaliação dos resultados obtidos sobre as decisões tomadas.
Então, notamos que o gerenciamento das informações está no centro das atividades das empresas. Uma pesquisa realizada pela Ernst & Young (Ernst & Young, 2004) demonstrou que um dos principais erros cometidos pelas organizações é deixar de investir na alocação de pessoal adequado nas posições consideradas chaves para a geração de informações sobre as atividades da empresa.
Somente com sistemas de controles internos bem projetados e a capacitação constante das equipes, as organizações podem prestar informações adequadas aos gestores, em tempo hábil, de forma a minimizar os erros na tomada de decisão.
No ambiente atual, entra em evidência o órgão das empresas responsável pela preparação e divulgação de informes financeiros: a Controladoria.
2. CMA-CGM: UM BREVE HISTÓRICO
Liderada por seu fundador, Jacques R. Saadé, a CMA CGM é a terceira maior empresa de transporte marítimo de Containeres do mundo e é classificada como número um na França.
Presente em todos os continentes através de suas 600 agências distribuídas em 150 países, a CMA CGM emprega 17.200