didática
Geralmente o termo avaliar tem sido associado a fazer prova, fazer exame, atribuir notas, repetir ou passar de ano. Nela a educação é imaginada como simples transmissão e memorização de informações prontas e o educando é visto como um ser paciente e receptivo. Levando em consideração a concepção pedagógica, a educação é concebida como experiência de vivências múltiplas, agregando o desenvolvimento total do educando. Nesse momento o educando é um ser ativo e dinâmico, que participa da construção de seu próprio conhecimento. Assim a função da avaliação, orientar e cooperar. A avaliação não deve priorizar apenas o resultado ou o processo, mas deve como prática de investigação, interrogar a relação ensino aprendizagem e buscar identificar os conhecimentos construídos e as dificuldades de uma forma discutível.
2. Qual a ligação entre objetivo de ensino, conteúdos e avaliação?
Os objetivos antecipam resultados e processos esperados do trabalho conjunto do professor e dos alunos, expressando conhecimentos, habilidades e hábitos (conteúdos) a serem assimilados de acordo com as exigências metodológicas (nível de preparo prévio dos alunos, peculiaridades das matérias de ensino e características do processo de ensino e aprendizagem). Os conteúdos formam a base objetiva da instrução — conhecimentos sistematizados e habilidades — referidos aos objetivos e viabilizados pelos métodos de transmissão e assimilação. E a avaliação surgi como critica, de forma a verificar se o objetivo e conteúdos de avaliação resultaram em um “feedback” positivo. Entendo que a ligação entre eles seja de colaboração até a chegada de um resultado, pois um da consequência ao outro.
3-Que variáveis interfere no processo de avaliação escolar?
Através de reflexões e do envolvimento de todos os segmentos da instituição escolar,pensando numa avaliação participativa,respeitando-se as particularidades e a história institucional de forma sistêmica contínua e de