didática
Segundo Dewey, o aprendizado só ocorre quando há uma situação de problema real para se resolver. Com base nos conhecimentos teóricos e na experiência prática é possível solucionar o problema passando por cinco fases: caracterização da situação problemática; desenvolvimento da sugestão, observação e experiência; reelaboração intelectual; e verificação dos resultados.
A fase mais relevante neste processo é a reelaboração intelectual, por se caracterizar pela formulação de novas idéias, cuja riqueza é diretamente proporcional aos conhecimentos, vivência e experiência da pessoa.
Quando os projetos são realizados coletivamente (por grupos de estudantes) o trabalho em conjunto traz consigo diferentes pontos de vista, opiniões, valores o que requer o desenvolvimento de certas habilidades desejáveis atualmente e necessárias ao estabelecimento de um ambiente de cooperação, compreensão e tolerância entre os/as estudantes.
A compreensão inadequada de como se devem dar as relações entre teoria e prática traz como consequências o famoso gesto de “pedir receitas”. A cada novidade que se divulga, os professores se perguntam “como fazer”, ao invés de, eles próprios, descobrirem os caminhos de apropriação das teorias para orientar as