Didática
Os objetivos educacionais, refere-se aos resultados desejados com as atividades pedagógicas, para uma ação educativa.
Os objetivos educacionais podem ser: gerais que, trata-se de objetivos alcançados a longo prazo e também específicos que, fornece uma orientação concreta para a seleção de atividades.
Os objetivos específicos, devem ser claro, preciso e bem definido, tornando mais fácil para o professor selecionar suas atividades de aprendizagem, estabelecer os procedimentos de ensino, auxilia na avaliação e conclusão do saber, no processo de ensino e aprendizagem.
O objetivo específico refere-se ao comportamento do educando, e não do professor. Refere-se ao que se espera do aluno; o objetivo depende do detalhamento do comportamento que o aluno apresenta para atingir seus objetivos, seu desenvolvimento, sua capacidade em desenvolver suas habilidades.
Os objetivos gerais são atingidos em longo prazo, no final de um processo educativo. Para que possamos direcionar a ação dos professores e alunos, o objetivo deve servir de parâmetro para o processo de ensino e aprendizagem.
O professor é quem define uma realidade que ele mesmo constrói, dentro da sua sala de aula, através de cada um dos seus alunos, ele determina o que é prioridade, determina tipos de comportamentos, valores, modelo de conduta, através de experiências .
É quem promove características pessoais do aluno, que serão responsáveis pelas suas possibilidades e limitações.
O maior objetivo do educador, é preparar o jovem para a vida plena da cidadania, formar cidadão consciente, critico, participativo, capaz de compreender a realidade em que vive e participar da construção da sociedade.
Os objetivos educacionais, devem obter resultados mensuráveis, do qual os alunos possam superar expectativas, alcançando os objetivos de aprendizado superando as dificuldades, tornando a aula prazerosa e significativa.