Didática
1ª) Por que, nos rituais de iniciação das comunidades primitivas, o ensino na antiguidade clássica e no período medieval, não podem ser considerados como atividade didáticas?
Resposta: Os rituais de iniciação das comunidades primitivas não podem ser considerados como atividade didática já que não estava presente o “didático”, como forma estruturada de ensino.
2ª) Quando e por que pode-se falar de ensino-aprendizagem como atividade didática?
Resposta: Pode-se falar de ensino-aprendizagem como atividade didática quando Comenius escreve a “Didactica Magna”, no século XVII, e por que os adultos começam a intervir na atividade de aprendizagem das crianças e jovens, através da direção-deliberada e planejada do ensino, ao contrario das formas mais ou menos espontâneas de antes.
3ª) Por que Comenius é considerado o pai da Didática?
Resposta: Porque ele desenvolveu ideias avançadas para a prática educativa nas escolas, numa época em que surgiram novidades no campo da Filosofia e das Ciências e grandes transformações nas técnicas de produção, em contraposição à ideias conservadoras da nobreza e do clero.
4ª) Que motivo levou Comenius a deslocar-se de um lugar a outro durante toda a sua vida?
Resposta: Devido a perseguições religiosas, pois Comenius era um bispo protestante e, daquele período, temos historicamente a insurreição da Boémia, (atual República Checa), palco da disputa pela sucessão do trono, que envolveu católicos e protestantes e praticamente deu início à guerra dos 30 anos. A guerra político-religiosa que eclodiu, e que foi também uma guerra civil com brutal perseguição aos não católicos, obrigou Comenius a deixar a sua igreja e a entrar em clandestinidade. Começa um período em que incessantemente procura abrigo e proteção onde pode encontrá-los.
5ª) Faça uma breve síntese das ideias de Comenius com relação a:
a) educação Universal:
Para Comenius, a educação é universal já que seu o objetivo fundamental é provar a