Didática
INSTRUÇÕES
A partir da leitura dos dois primeiros capítulos do Livro Texto (HAYDT, pp. 11-54) em que são abordadas as contribuições dos campos da Filosofia e Psicologia para a Didática, desenvolva as atividades propostas a seguir. Observe atentamente as orientações gerais: as questões de 1 a 7 deverão ser realizadas individualmente. As questões 8 e 9 deverão ser resolvidas em grupo. A atividade 10 deverá ser realizada individualmente e poderá, a critério do professor, ser solicitada para avaliação de aprendizagem.
Ponto de partida
Qual é sua definição de Didática? O que você entende quando ouve alguém comentar que tal professor “tem didática”? A Didática constitui um receituário do bom professor? Escreva um pequeno texto sobre como você se sente a respeito dessas questões. Sinta-se livre para incluir suas experiências como aluno ou professor.
Compartilhe suas observações com outros colegas.
Agora é com você! Responda às questões a seguir para conferir o que aprendeu.
1. “Tomar consciência de que a Didática hoje oscila entre diferentes paradigmas pode ser algo muito auspicioso para a comunidade pedagógica. Na verdade, ela nunca foi monolítica: é o que prova a própria necessidade de adjetivação adotada tantas vezes: Didática renovada, ativa, nova, tradicional, experimental, psicológica, sociológica, filosófica, moderna, geral, especial etc.” (CASTRO, 1991)
a) Procure no dicionário o significado das palavras: paradigma, auspicioso e monolítica.
Paradgma = modelo, padrão, norma.
Auspicioso = de bom agouro, esperançoso, prometedor.
Monolítica = que se comporta como um conjunto rígido, indivisível.
b) O que a autora do texto denomina de auspicioso? Você concorda com a autora? Justifique.
Auspicioso refere-se às várias concepções da Didática.
2. (Concurso PEBI, 2009 – São Paulo – adaptado).
Uma professora que trabalha com uma turma de 2º ano, leu para seus alunos a história de uma bruxinha muito má que, depois de se apaixonar por