Didática e praticas de ensino
No berçário, o ambiente é arejado, com diversos colchões para as crianças dormirem, tem de quatro professoras para crianças até um ano e 11 meses e três professoras para crianças até dois anos e 11 meses. Os bebês são estimulados com músicas e também com o contato físico exercida com as atividades a eles propostos.
A música está na vida das crianças e desde cedo elas entram em contato com elas, enquanto eles fazem as atividades cantam ora sozinhas, ora com as professoras, a música possui significados culturais é uma importante forma de expressão humana. As crianças do berçário ouvem as músicas, já as do maternal cantam e dançam adquirindo assim desenvolvimento do senso rítmico com a formação do desenvolvimento motor, auditivo e do domínio rítmico.
Fui recebida com muito carinho e respeito pelas crianças e pelas duas professoras responsáveis pela sala, pude observar o afeto das crianças uma pelas outras uns se abraçavam, gestos estes repetidos pelos outros alunos, apesar de alguns serem indiferentes.
O projeto proposto esta semana foi Habitat e animais. As habilidades: explorar e controlar os movimentos corporais, coordenar os movimentos das mãos para encaixar e fazer traçados com diferentes materiais. As atividades são atribuídas semanalmente em dois períodos: manhã e tarde. Começa a aula com a leitura, “O Leão Preguiçoso”, as crianças são bem participativas, elas são imaginativas, enquanto a professora contava a história eles tentavam imitar os sons dos animais, essa atividade estimula o vocabulário através dos contos e desperta a fantasia da criança, as professoras perguntam quem tem animais de estimação, embora alguns dispersem algumas vezes no momento da leitura as professoras são firmes e ao mesmo tempo amáveis.
As crianças