Didática na Fomação do Docente
O referido texto nos mostra uma perspectiva da didática em diferentes épocas vivenciada pela autora e que tenta nos passar de forma sucinta e clara, destacando práticas e técnicas vivenciadas em um mundo onde a educação desenvolve em multidimensionalidade com a técnica, a política e a humana e que surge a necessidade de se criar uma didática fundamental.
“Ensino-aprendizagem é um processo em que está sempre presente, de forma direta ou indireta, no relacionamento humano”. (CANDAU, p.14)
Em todos os momentos o ser humano está aprendendo. Não é só na escola que ele aprende, mas em todos os lugares. Não há local, nem momento certo para se aprender, a vida é construída de mútuos saberes, onde cada um deles participa para a educação e desenvolvimento do ser humano.
“Quanto à dimensão técnica, ela refere ao processo de ensino-aprendizagem como ação intencional, sistemática, que procura organizar as condições que melhor propiciem a aprendizagem”. (CANDAU, p.15)
O ensino técnico está presente em nossos estudos e é com ele que as técnicas são passadas em dimensões sistemáticas, organizadas que proporciona um ensino organizado, onde se tem o domínio do conteúdo e aquisição de habilidades básicas para a aprendizagem. “Na perspectiva da tecnologia educacional a Didática se centra na organização das condições, no planejamento do ambiente, na elaboração dos materiais instrucionais. A objetividade e racionalidade do processo são enfatizadas”. (CANDAU, p. 20)
Ao meu modo de ver, a didática está sempre presente e pronta para os momentos em que o ensino necessita de suporte para desenvolver e elaborar meios a qual a educação seja passada e aprendida com êxito e para que isso aconteça ela se utiliza de vários meios da tecnologia para desenvolver uma educação com mais qualidade.
“A