Didatica
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA
BATATAIS, 2013
Introdução
Num macro ambiente envolvendo estudo e ensino em instituição de ensino particular e pública observo através da pesquisa aplicada diferente formas de pensar dos educadores.
Para os educadores que educam em instituição pública dizem que é uma instituição que tende a entrar em crise e até mesmo ao desaparecimento, mas através do questionário observo que o ensino mantem – se vivo e sobrevivente. Ao longo da história educacional brasileira, esteve a serviço de diferentes projetos, na Colônia, foi religiosa, no Império foi elitista e na República esteve atrelada ao projeto de industrialização. Atualmente discutir a educação pública é discutir a econômica do país. Já em ternos de educação privada é uma outra história, onde o professor tem seu papel facilitado em ternos de ensino e transmissão do conhecimento.
Capitulo
O que se pode analisar no questionário aplicado na 8ª série do Ensino Fundamental, tanto em uma escola pública, quanto em uma escola partícula é que o papel do professor dentro da instituição é de realizar uma prática educativa partindo do empírico para o abstrato e por fim chegar ao concreto. Levar o conhecimento no espaço escolar é dever do professor mas o aluno deve e pode por si só buscar por este conhecimento, este é a grande diferença das instituições públicas para a privadas. Nas instituições privadas entende-se que os alunos tem uma maior facilidade para o conhecimento por si só, pois ele dispõe de vários recursos, como uma biblioteca mais equipada, computadores ligado a internet entre outros recursos, que os alunos de instituição pública na grande maioria das vezes não existe ou é bem escasso.
Com isso podemos analisar que o papel do professor é levar aos alunos uma cultura de conhecimento