Didatica
1 - OLÁ, COMO VAI?
Público e Contexto: Grupos em nucleação, encontros, retiros, com pessoas que não se conhecem.
Objetivo: “quebrar o gelo”
Material: nenhum
Tempo: 1 hora (dependendo do número de pessoas é possível dividir em grupos e cada grupo realizar a sua dinâmica)
Desenvolvimento: Formar um círculo, com todos os participantes, pedir que cada um e apresente e procure conversar alguns minutos com a pessoa a sua esquerda e a sua direita. Pedir que todos mudem de posição aleatoriamente e pedir que após a mudança novamente se apresentem e conversem um pouco e falem sobre as duas pessoas com quem falaram antes. Depois cada membro fala em plenário, em no máximo 3 minutos, se apresenta e fala sobre as 4 pessoas às quais se apresentou.
2 - CASA, MORADOR E TERREMOTO
Participantes: De 5 trios para cima mais 2 pessoas . Exemplo: 6 trios (6x3 18 pessoas) + 2 pessoas . Total 20 pessoas
Tempo Estimado: até que a mesma pessoa sobre três vezes.
Modalidade: Quebra Gelo.
Objetivo: Fazer com que os jovens que participarão de uma assembléia ou reunião do tipo se soltem e participam mais soltos.
Material: uma cadeira ou banco e um espaço não muito apertado.
Desenvolvimento:
• O ANIMADOR fica encima da cadeira ou banco explicando para que se formem os trios, sendo que em cada trio ficam duas pessoas, uma de frente para outra, de mãos dadas e a terceira pessoa no meio das duas. Após formado todos os trios, tem que ficar sobrando uma pessoa (somente uma pessoa). • O ANIMADOR vai descrevendo os papéis de cada um. Aqueles que estão no trio no meio das duas pessoas serão os MORADORES, os que estão de mãos dadas serão as CASAS e aquele que sobrou deverá, após o comando, fazer parte de uma CASA ou ser um MORADOR. Os comandos:
1. Quando o ANIMADOR falar MORADOR, aí os MORADORES de cada trio deverão sair de suas CASAS e procurar outra, aquele que estava de fora aproveitará e procurará uma nova