Didatica
Pois os primeiros povos a viverem aqui, eram os índios. E a cultura tribal não cultivava a escrita somente a cultura oral.
Por este fato a história da memória da educação só é contada a partir do ano de 1500.
A memória não foi preservada identica a todo o tempo mais houve algumas modificações a respeito da cultura.
As antigas concepções do povo tribal, não previligiavam fatos da vida da comunidade , pois para eles o passado está originado aos tempos sagrados. Em deuses, mitos e ritos.
A educação estava sempre muito ligada a religiosidade. E foi implantada no Brasil a nível de ponto de domínio.
Surgem então na Colônia Grega, a rejeita religiosa dos mitos e admite a interpretações pela realidade. Em seguida a educação passa pela ditadura.
Somente no século XVII aparece a história moderna contemporânea. Mudando a configuração e o estudo da história no iluminismo do século XVIII aonde aponta a ruptura com a tradição aristocrática.
Este tempo foi marcado pelo impacto da revolução industrial que aos poucos foi substituindo o lugar do feudalismo na história.
Final do século XIX conquistamos a visão sociológica cientificista do positivismo.
Com novos pensamentos que inovam a história.
Fica marcado aqui o conceito de Hegel que justifica que a história e a memória não é somente acumulação de fatos e acontecimentos no tempo.
Mais resultado de um processo interno. Que ocorre em três etapas> tese, antítese e síntese.
Apenas neste século os historiadores começam a se interessar por uma história exclusiva e pela história da educação. Até então só tínhamos uma história geral.
Hoje nos encontramos em uma reforma, na história da memória da educação aonde perdemos alguns valores e conquistamos muitas verdades.
E sabemos que faremos parte de tempo marcante na História da Memória da Educação.
A origem da Educação escolar no Brasil a ação jesuítas como parte do movimento da contrarreforma