didatica
Educação e ensino para as novas gerações.
Aderir os recursos tecnológicos para dar andamento do processo de educação e ensino pode não ser uma tarefa muito simples, porém pode nos auxiliar e abrir caminhos para novos resultados e objetivos.
Na educação a tecnologia pode até não ser muito introduzida, justamente por ser um processo onde se repassa valores e tradições, mas não se pode negar que é uma ferramenta indispensável.
No ensino, os recursos tecnológicos atualmente podem ser considerados como um material escolar, em que o educando e o docente utilizam para o desenvolvimento acadêmico. A tecnologia no processo ensino-aprendizagem possibilita o desenvolvimento pessoal, a criatividade, as habilidades e o conhecimento.
Entretanto, a educação e o ensino andam lado a lado, e para que se tenham bons resultados entre ambos e a tecnologia, a ideia é promover interação entre escola, professor, aluno, familiares e comunidade valorizando a identidade pessoal.
A tecnologia faz parte da realidade das novas gerações, por isso os pais e as escolas devem se adequar a essa realidade e não “bater de frente”. Nesse caso os pais devem fazer presente no cotidiano de seu filho o uso dos recursos tecnológicos de modo responsável a qual irá acrescentar no desenvolvimento do mesmo, e as escolas também, priorizando o aprendizado e promovendo a autonomia do aluno. O acompanhamento do docente nessas tarefas é essencial, pois é a partir da sua metodologia e objetivo de formação (homem/mundo) que obterá um bom resultado. Nesse caso o docente assume também o papel de líder proporcionando mudanças e direcionando os alunos, de acordo com seus diferentes ritmos, habilidades, dificuldades e interagindo na relação professor/aluno.