Caso Bosch
Esag
Administração Empresarial Vespertino
Disciplina: Desenvolvimento de Pessoas
Professora: Dannyela da C. Lemos
Acadêmico: Gustavo Schmidt
Atividade 4 – Gestão por competências na Bosch
a) Na sua visão, qual a influência do “Lean Thinking” ou “Mentalidade Enxuta” na implantação do sistema de gestão por competências na unidade de sistemas de chassis da Bosch?
Para o sistema “Lean Thinking” adotado pela Bosch, não importava mais o cargo da pessoa e sim quais as competências de cada membro do time seriam necessárias para que o processo fluísse e apresentasse os resultados esperados pela companhia. Assim, para esse sistema todos os colaboradores são importantes para o processo, consequentemente influenciando a gestão por competências, a qual deve ser feita em todos os níveis da empresa.
O sistema de gestão por competências foi muito útil, pois conseguiu complementar e fortalecer o sistema de gestão “Lean Thinking” da Bosch, cujo foco estava voltado para o resultado do negócio através de pessoas.
Acredito que o sistema de gestão “Lean Thinking” apenas pode ser alcançado através do esforço e da competência das pessoas. Para alcançar estes objetivos, as pessoas terão de possuir as características necessárias para responder aos desafios que a mudança coloca, consequentemente, tal sistema de gestão influencia na gestão por competências.
b) Quais as vantagens da implantação do sistema de gestão por competências observados na Bosch, do ponto de vista da empresa, dos gestores e dos empregados de uma maneira geral?
Em relação às vantagens da implantação do sistema de gestão por competências percebidas do ponto de vista da empresa, tal implantação trouxe uma maior competitividade e melhores resultados, pelo fato de as competências dos profissionais terem sido pautados com foco no valor. Outra vantagem foi que agora conhece qual é a visão do futuro de seu negócio, e o estado atual que a empresa se