didatica
Podemos relatar vários trechos do filme e relaciona-los a Educação da época:
O Filme narra a vida cultural do Brasil no século XVI ,se mostra uma cópia dcultura,política/social/econômica daquela época, é um excelente meio de trabalho para os Educadores e um ótimo aprendizado para nós alunos, pois se inspira na carta de Anchieta enviada ao Rei D.João , na qual pedia jovens órfãs para serem enviadas para cá, para se casarem com os homens brancos da terra a fim de diminuir os “pecados da terra”.
Desmundo retrata o Brasil colonial e dentre as características da época a situação da mulher. O filme mostra a vida de órfãs que foram trazidas da Europa apenas para casarem com os colonizadores, reproduzir e manter a “raça pura”. Seus desejos e vontades não importavam e eram completamente submissas aos seus maridos, àquelas que de alguma forma desobedeciam e contrariavam sofriam severas punições, como Oribela que se casou obrigada com Francisco de Albuquerque e sofreu em sua mão por não aceitar essa situação. Mesmo tentando agradar sua esposa às vezes (como no inicio da relação que ele ainda tentou respeitar sua vontade e adiar o ato sexual ou presenteando ela) seu pensamento arcaico e machista acabava falando mais alto e Francisco muitas vezes agredia a mulher forçando o ato sexual ou batendo violentamente nela por simples olhares direcionados a outros homens. Caso tentassem fugir os maridos iam à busca das mulheres e a punição era terrível, como na cena em que Oribela fica presa na dispensa pequena e em péssimas condições como um animal por ter sido pega em uma das suas tentativas de fuga.
Com base no filme e em conhecimentos anteriores chega-se a conclusão que ser mulher no período colonial era uma tarefa muito difícil, pois as mesmas eram vistas apenas como objetos sexuais para satisfazer o desejo do homem e procriar.
A ação missionária tornava claro o choque cultural entre os brancos e os negros da terra. A