didatica
CURSO Pedagogia – EAD Disciplina: Filosofia
Acadêmico (a): Viviane da Cruz Duarte
Filosofia
O mito é uma forma de conhecer o mundo, o mito é algo vivo e nele a imaginação se apresenta de forma exuberante, em torno do mito, criam-se cerimônias, rituais, gestos, ornamentos, vestuários, etc., o mito é um ingrediente vital da civilização humana. É preciso dizer que o mito grego, diferentemente do cristianismo, não é uma religião de revelação: ao contrário, é uma religião sempre aberta á interpretação dos fatos narrados. A filosofia nasceu, antes de tudo, como um pensamento que não se reduziu á assimilação dos fenômenos e dos sinais da natureza.
A filosofia que estamos estudando nasceu na Grécia filosofia significa, amor, amizade pela sabedoria, a filosofia nasceu quando os gregos entenderam que logos organiza nossas ideias, e permite a expressão do pensamento. O homem reaprendeu a ver o mundo e, por meio da razão, encontrou uma nova maneira de formular problemas e narrar a verdade.
Para Parmênides em seu poema sobre a natureza ele afirma que só o ser é pensável e que o não ser não pode ser.
Demócrio afirma que o princípio originário de todas as coisas é o átomo, trata-se de uma visão materialista, que explica todos os fenômenos naturais, espirituais e intelectuais.
Para Platão, o homem é constituído de corpo e alma, a alma é a razão, a alma é divina e o corpo é humano. A filosofia para Platão é a resposta ao problema da injustiça sendo doença da alma.
Na obra matafísica, os saberes estão divididos em três grandes grupos de ciência. Toda investigação científica visa á aquisição de um conhecimento. Aristóteles dividiu as ciências em teoréticas, práticas e produtivas. Para Aristóteles, os saberes éticos e políticos visam a estabelecer as condições do agir orientado para a conquista do bem individual. A felicidade e a justiça precisam ser construídas.
A alma confere vida aos seres, permite