didatica
Palavras desconhecidas; Behaviorismo: teoria focada no comportamento. Enfoque: focado em algo. Interacionista: interação no objeto, teoria. Cabal: pleno, completo. Condizentes: condizem ter relação com algo. Primado: A origem, o principal. Pressuposto: Ponto de partida. Exprime: Expressar. Condessamos: juntar de forma resumida. Coercitivos: Coerção de teoria, ideia forcada.
Resumo:
Nota - se que a atuação do professor muda dependendo da ênfase que ele da ao processo ensino aprendizagem, se prioriza o ensino, procurando transmitir o conhecimento centralizando em si mesmo, se prioriza a aprendizagem, centraliza-se no aluno ajudando a aprender. O autor Mizukami discute as diferenças linhas pedagógico sobre o processo de ensino- aprendizagem. As abordagens educacionais o objeto de analise são: abordagem tradicional comportamentalista, humanista, cognitivista e sócio cultural.
Tradicional: e baseada na pratica educativa, onde a criança e vista como adulto, centralizando o ensino no professor que transmite seus conhecimentos verbalizando-os e o devera memoriza-los.
Comportamentalista: E a ideia de conhecimento e resultado direto da experiência onde o comportamento e modelado e reforçado. O professor e visto como uns planejadores de atividades autônomas dos estudantes não são relevantes. Humanista: A aprendizagem e responsabilidade do estudante e a instituição funcionará como facilitadora, assim o professor deve criar condições para que o aluno aprenda.
Cognitivista: O conhecimento e o produto de interação entre o homem e o mundo. O aluno aprende de acordo com o estagio em que se encontra, o educador realiza atividades desafiadoras para o pensamento do aluno gerando conflitos cognitivos que permitam a participação integral e os ajudem buscar novas respostas.
Sociocultural: O conhecimento e construído conforme o homem reflete sobre o ambiente que vive o educador e