Estudande
FACULDADE DE ENGENHARIA
CURSO DE ENGENHARIA METALÚRGICA
CARLA REGINA FERREIRA
SARA JANE GOMES FONSECA
SHERON STEPHANY TAVARES
VICTOR DIEGO DE OLIVEIRA SANTOS
BENCHMARKING
João Monlevade
Maio de 2013
CARLA REGINA FERREIRA
SARA JANE GOMES FONSECA
SHERON STEPHANY TAVARES
VICTOR DIEGO DE OLIVEIRA SANTOS
BENCHMARKING
Trabalho acadêmico apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina de Controle de Qualidade II do Curso de Engenharia Metalúrgica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado de Minas Gerais.
Prof.: Kelsilayne A. Fraga.
João Monlevade
Maio de 2013
Resumo:
FERREIRA, Carla Regina; FONSECA, Sara Jane; SANTOS, Victor Diego de Oliveira; TAVARES, Sheron Stephany; Benchmarking, Professora Kelsilayne A. Fraga.
O presente consta como trabalho acadêmico da disciplina de Controle de Qualidade II com o tema Benchmarking que pode ser definido como um processo continuado de comparação dos produtos, serviços e práticas organizacionais, entre empresas reconhecidas como líderes. É um processo de pesquisa que permite realizar comparações de processos e práticas para identificar o melhor do melhor e alcançar um nível de superioridade ou vantagem competitiva. Palavras-chave: Benchmarking, Organizações, Processo.
Sumário
1. INTRODUÇÃO:
Para ZAIRI & LEONARD (1995. p. 42) o sinônimo benchmark, ao qual o autor buscou no dicionário “Oxford Reference”, que significa “uma marcha feita por agrimensor indicando um ponto em uma linha de nível, um padrão ou um ponto de referência”. O benchmarking pode ser visto como um modelo de identificação de oportunidades com o intuito de aumentar a competitividade em ambientes gradativamente turbulentos, assim teve seu surgimento a partir da década de 70 e, tornou-se importante devido às falhas dos métodos tradicionais de