didatica
Neste capítulo, serão delimitadas as propostas atuais da Didática que têm por objetivo dar uma visão de conjunto do processo de ensino, não sendo vinculadas ao ensino de determinada disciplina, e que aparecem na produção intelectual brasileira da área. Para atender à característica de representatividade atual das propostas, a sua delimitação será feita a partir de uma abordagem histórica da Didática em que serão focalizadas as principais fases de sua evolução. Independentemente do critério mencionado, acredita-se, sobretudo, ser esse histórico fundamental e mesmo indispensável para uma melhor compreensão do significado de tais propostas.
Vários autores se ocupam, em maior ou menor grau, com o histórico da Didática.
Dentre eles encontram-se GARCÍA-HOZ (1960), TITONE (1966) e GARCÏA y
GARCÍA (1969), de cujos relatos, mais divulgados entre nós, serão extraídas as informações básicas deste capítulo. Nesses relatos, não se registram diferenças significativas. Concordam, em geral quanto às etapas por que passa o processo de evoluçäo da Didática, seja em relação aos critérios para sua delimitação, seja quanto às suas principais características, no que se repetem muitas vezes.
Em função do objetivo desta investigação, ou seja, possibilitar um melhor entendimento do conteúdo da Didática, que, na produção intelectual será considerado atual em função da análise evolutiva da área, importa apenas salientar os momentos mais significativos do processo de desenvolvimento histórico da mesma. Assim, não se pretende reproduzir, de forma linear e cumulativa, o que aqueles especialistas registram, e nem mesmo comparar seus relatos, adotando-se, entretanto, os cortes epistemológicos realizados por eles.
Por outro lado, cada fase será apresentada de forma a permitir, ainda que em linhas gerais, a sua comparação com as demais, tomando-se por referencial o fator: definição do campo da Didática. Na descrição de cada uma, serão, pois,